Serra do Rio do Rastro
Serra do Rio do Rastro
A história da Serra do Rio do Rastro começa em 1870, quando os primeiros habitantes da região, levados pela necessidade de conseguir os gêneros de primeira necessidade que chegavam ao Porto de Laguna, abriram uma trilha na mata que ficou conhecida como “Serra do Doze” e foi o primeiro nome do lugar, que só depois passou a se chamar “Serra do Rio do Rastro”.
Foto: Samuel Madeira
A serra do Rio do Rastro é uma das serras de Santa Catarina, localizada ao lado da também enigmática, Serra do Corvo Branco no sul do estado. É cortada pela rodovia SC-390. Com muitas matas e cachoeiras, é um dos cartões-postais do estado. Localiza-se no município de Lauro Müller, a mais de 1421 metros de altitude.
A serra do Rio do Rastro faz parte de uma coluna estratigráfica (uma formação geológica específica clássica do antigo supercontinente Gondwana - conhecida como Coluna White, tendo sido classificada como um dos sítios geológicos brasileiros, pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos.
Algumas histórias comprovadas e positivadas por pesquisadores e historiadores, dão conta de que a Serra nasceu com outro trajeto e se chamava serra “ Do 12”, e mais tarde passa a se chamar Serra DO rio do Rastro.
Foto: Samuel Madeira
Uma história ainda em estudo para comprovação, Também se diz que o traçado mudou a partir de um episódio muito peculiar. Um agricultor ao dar falta de uma cabeça de gado, saiu à procura e achou vestígios da passagem do animal, e foi seguindo estes vestígios. Quando se deu conta, percebeu que estava quase a meia altura da Serra do Rio do Rastro. Com outros agricultores, foram explorando o novo caminho, que viria a se tornar a Serra do Rio do Rastro. Seria então o caminho criado seguindo os rastros de animais próximo a um riacho que descia a serra, por isso Serra do Rio do Rastro.
A serra é marcada em sua história pelo tropeirismo, mas essa é outra história incrível que a gente conta em outro momento.
A Serra do Rio do Rastro é conhecida em muitos lugares do mundo, na europa em especial, por ter feito parte em 2012 de uma enquete, que procurava encontrar a mais incrível estrada do mundo. A nossa serra ficou entre as 3 finalistas. Em lingua espanhola ficou conhecida como: La Carretera Assombrosa.
Mas calma aí, ela é de fato incrível, mas não é nada assombrosa, é linda mágica, imponente, mas segura para todos!