Como nasce um destino: Olivais da Serra dos Tapes

Como nasce um destino: Olivais da Serra dos Tapes

Como nasce um destino: Olivais da Serra dos Tapes
Roberta Pereira

Os Olivais da Serra dos Tapes hoje é uma realidade no município de Canguçu, um roteiro atrativo e estruturado para receber e encantar os turistas, com receptivo ativo e bons hotéis. ​Essa caminhada começou há 6 anos e foi somando esforços e ganhando apoiadores para hoje poder ofertar um serviço turístico de qualidade.

Em 2017 a EMATER passou a identificar propriedades rurais atendidas pela instituição com potencial turístico e começou a conscientizar sobre a possibilidade de trabalhar turismo, como uma alternativa de economia para as famílias, em 2018 a Prefeitura Municipal de Canguçu juntou-se a iniciativa, ofertando o acompanhamento da turismóloga do município.

O sucesso da iniciativa era quantificado pelo crescente número de empreendimentos e qualificado pelas diversas formações ofertadas. Nesta época o Conselho Municipal do Turismo também foi reformulado e ativado, dando início as suas atividades.

Em 2019 com a chegada do Programa de Desenvolvimento Local (PRODEL) e realização de diagnóstico de potencialidades do município, o turismo foi apontado como uma das formas de diversificar a economia local. Deu-se então o início a Câmara Técnica de Turismo, no qual mais um grupo de pessoas se voluntariaram a criar projetos para qualificar a oferta turística no município. Através da Câmara Técnica, mais formações de qualificação começaram a ser realizadas.  

Visto a necessidade de um trabalho de formatação de produtos a Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Canguçu em 2020 criou o Núcleo de Turismo no qual em 2021 firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Canguçu para um trabalho de consultoria e acompanhamento de formatação de produtos turísticos. Resultado deste primeiro ano de consultoria foi a formatação do Roteiro Olivais da Serra dos Tapes do formato como hoje está sendo comercializado.

Panorama atual:

Hoje todos os grupos e entidades seguem trabalhando de forma conjunta, tendo claro a atuação de cada um e suas formas de cooperação com o todo. Com isso Canguçu desenvolve uma nova forma de gerar economia, o caminho até obter resultados é longo e deve ser continua.

Este ano o Olivais da Serra dos Tapes começa a ser comercializado e neste momento inicia-se a promoção e divulgação do destino, bem como o planejamento de ações para a melhoria desta estrutura e formas de desenvolver novos empreendimentos interessados a ingressar no setor.

Login

Ainda não tem cadastro? Cadastrar

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.

Recuperação de senha

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.